Passo a passo para um E-mail de Marketing eficaz

Qualquer um pode escrever um e-mail – mas um mailing eficaz é uma história completamente diferente. A criação adequada de um e-mail deve fazer com que o destinatário visite o seu site e, em seguida, execute uma ação (por exemplo, comprar alguma coisa ou preencher um formulário). Outra coisa muito importante é que a mensagem deve deixar para trás um rastro positivo, durável na memória do usuário.

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Em cada etapa, o usuário deve ter certeza que:

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  • o seu e-mail vale a pena ser aberto,
  • vale a pena ser lido,
  • vale a pena visitar seu site,
  • e, o mais importante, vale a pena aproveitar sua oferta.

E-mail de marketing eficaz

Como criar campanhas de email eficazes? Você precisa se concentrar em três elementos:

1. o título da mensagem,

2. o link da landing page,

3. a própria landing page.

Um bom título = uma oportunidade um mailing eficaz

Um título interessante e intrigante aumenta a chance de sua mensagem ser notada entre tantos outros e-mails na caixa de entrada.

Estas são algumas regras que ajudam a criar um mailing eficaz:

  • O título é a manchete do resto do e-mail (de forma semelhante as manchetes dos jornais) e é por isso que deve ser interessante, deve mostrar como o beneficio de abrir o e-mail, provocar o usuário à ação ou chocá-lo.
  • O título deve ter conexão com o conteúdo do e-mail, deve ser coerente com o conteúdo que o destinatário verá depois de abrir a mensagem.
  • O título deve ser curto; desta forma evitamos que ele seja cortado por programas, o que dá a impressão de uma mensagem imprecisa.
  • Você deve evitar o uso de palavras como “oferta”, “grátis”, “desconto”, “livre” ou “oportunidade”, já que a maioria dos filtros anti-spam vão qualificar automaticamente essa mensagem como spam.

É claro as vezes pode acontecer de um título simples, sem qualquer palavra-chave interessante ser mais eficaz do que um sofisticado (por vezes mesmo incrível) slogan.

Faça com que eles cliquem

Uma vez que o destinatário, incentivado por um título interessante, abre a mensagem, é preciso chamar a atenção dele para o link de redirecionamento do seu site e fazer com que ele clique.

Um conteúdo adequado no corpo do e-mail deve incentivar o usuário a navegar pelo seu site. Você não pode exagerar aqui – um texto muito sobre seus produtos vai entediar o usuário e um texto que elogia muito seus produtos muito vai assustá-los.

O conteúdo deve ser curto e descrever (de preferência utilizando pontos) os benefícios de usar os produtos da oferta. A primeira parte é o título – sua tarefa é despertar a curiosidade e incentivar o resto da leitura. Um mailing eficaz inclui frases que encorajam o usuário a executar uma ação, como: “Compre agora”, “Confira você mesmo” ou “veja mais”.

Criação do Mailing

Outro aspecto é a criação gráfica do mailing. Enquanto você prepara o e-mail deve sempre se lembrar das limitações técnicas – os gráficos (as imagens) precisam ser “pequenas” de modo que não vai haver problema ao serem carregadas no e-mail. Os estímulos visuais são muito importantes na recepção e no processamento de informações.

E-mails com gráficos afetam a imaginação; eles devem criar associações e fortalecer a imagem da empresa (se relacionam com o seu logotipo, cores, etc.). Basta lembrar – é melhor ter mailing menos atraente, mas eficaz, do que um belo e artisticamente trabalhado, mas que não vai garantir uma alta taxa de conversão.

Mailing eficaz = landing page

Keep-Calm-And-Use-Landing-Page

Alguns aplicativos de marketing permitem detectar a reação dos destinatários do seus e-mails. Programas profissionais ‘e-mail marketing’ têm uma função estatística, com o qual você pode ver quantas pessoas abriram seu e-mail, quantos destinatários cancelaram a assinatura da sua newsletter ou quantos já visitaram o site da empresa. No entanto, a reação a um e-mail é apenas metade da batalha. Você pode fazer essa análise por meio do Google Analytics.

O truque da conversão só deve funcionar depois que o usuário clicar no link e visitar o seu site. Se você redirecionar o cliente para:

  • a home page – você vai perdê-lo,
  • a página da loja de um produto – você vai perdê-lo,
  • a página “sobre nós” – você vai perdê-lo.

Você precisa uma landing page (página de destino) específica e otimizada.

Você tem apenas 3-4 segundos para convencer o usuário a aproveitar a sua oferta. Caso contrário, ele irá sair da sua página. Como resultado, o cliente está perdido e todo o trabalho de mailing não serviu de nada. Portanto, siga as regras abaixo:

  • Crie sempre uma landing page para cada mailing.
  • Na landing page, repita os elementos gráficos e os benefícios que o cliente já conhece a partir do e-mail e acrescentar algo mais.
  • Coloque o botão de conversão (chamada à ação; “Compre agora” ou um formulário de inscrição) na parte mais visível da página.
  • Livre-se de navegação supérflua.
  • Use algum modelo pronto e eficaz.

Deparou-se com algum tópico interessante de mailing? Compartilhe conosco na seção de comentários!

Jornalista e Gerente Nacional da Landingi. Representa o Brasil e os interesses dos usuários brasileiros, britânicos e americanos da Europa. Rafaela estudou em Londres e já conheceu diversos países mundo afora. Ela ama viajar, adora cachorros, esportes e aventuras.